domingo, 18 de novembro de 2012

Relatos reflexivos

A despedida nos traz sempre uma ponta de tristeza, saudade daquilo que foi bom e é assim que nos sentimos com o término do curso Práticas de Escrita e Leitura em Contexto Digital, mas com um sabor de missão cumprida.
 
Tudo o que aprendemos e compartilhamos neste curso nos será de grande valia por toda a vida. 

Por tanto, pensando no que dissemos, fizemos e sentimos, percebemos que os momentos de história que realizamos juntos foram mais grandiosos do que pequenos.


Trabalhamos bastante e não foi fácil chegar até aqui, e neste momento é difícil encontrar palavras para expressar o nosso muito obrigado, mas sorriso é o que demonstraremos neste instante por ser o motivo deste até logo, a realização de mais uma vitória em nossas vidas.

 
Sempre há um amanhã e a vida nos dá sempre mais uma oportunidade para fazermos as coisas bem, e temos que aproveitar cada oportunidade. 

Tenho certeza de que não é um adeus e sim um até breve, nos encontraremos em um novo curso, numa nova oportunidade para que juntos, mais uma vez, possamos compartilhar conhecimentos, experiências e caminhar nesta longa estrada chamada Educação.

Queremos compartilhar com vocês os nossos relatos, escritos com muito esmero e emoção.




Relato reflexivo da professora Cristiane de Oliveira

Sempre fui apaixonada pelo mundo das letras, e quando eu soube deste curso, tratei logo de fazer a minha inscrição. Além de aprender e muito,  eu queria compartilhar as minhas experiências, as minhas ideias e sonhos.
Aprendi muito, de verdade, e já trabalho em sala de aula com muita coisa que aprendi aqui, nós, eu e meus alunos, aprendemos muito com todos, cada um compartilhando aquilo que sabia ou podia.
A leitura sempre fez parte da minha vida, sempre estou lendo algo, não paro nunca de ler, é meu relaxamento, minha terapia, meu aprendizado. Ah, e a escrita? É ela que recebe os meus desabafos, aquilo que sinto e o que sou. Realmente, tenho, graças a Deus, uma grande facilidade em escrever, em me fazer entendida, e aproveito cada segundo desta habilidade.
Sempre considerei a internet como uma grande aliada, sabendo usá-la, claro, além do mais, o nosso aluno é tão conectado e isso também nos aproxima dele, ficamos mais conectados com o nosso aluno e eles sentem essa conexão.
O mundo digital sempre me encantou, escrevo muito nas redes sociais, no meu blog de psicopedagogia, outra minha paixão, e fazer este curso foi maravilhoso, somente acrescentou, entrei uma pessoa e saio outra com novas ideias, novos conhecimentos, estes que serão compartilhados com meus alunos, com meus colegas, assim, todos saem ganhando.
E o blog? Que prazer foi fazê-lo, cada detalhe, cada foto postada, cada texto, tudo feito com muito carinho, paciência e dedicação e é assim que tem que ser. Quando me propus a fazer este curso eu sabia que teria que encontrar tempo para fazê-lo e com qualidade, sou assim, em tudo que me proponho a fazer, tento fazer bem feito, me dedido ao máximo, se não for assim, prefiro não fazer.
Mas como nem tudo são flores, tive também muitos problemas durante o curso em relação ao trabalho em grupo. Tenho um grande defeito, quero que o outro tenha a mesma dedicação, responsabilidade que eu tenho em tudo o que faço e a vida não é assim não é? 
Tenho certeza de que o meu grupo poderia ter rendido muito mais, vi o entrosamento em outros grupos e desejei isto para o meu, o que não ocorreu, infelizmente, mas eu aprendi com isso também, outra coisa que levarei pra vida.
Acho que a minha grande paixão no curso foi realmente criar o blog, tenho muito cuidado com ele, com as coisas que são postadas e pelo trabalho que deu, não penso em deixá-lo parado após o fim do curso, conhecimento, coisa boa não pode terminar, a gente tem é que compartilhar!
O saldo final do curso foi extremamente positivo e sinto seu término, a gente se acostuma não é? São pessoas que passam pela nossa vida e deixam suas marcas, suas experiências, somos assim.
Todos têm seu mérito, não é fácil, para nós professores com tantos afazeres que temos e principalmente nesta etapa final do ano, dar conta de tudo isso, mas fizemos e acho que bonito. Sinceramente, espero que todos tenham aprendido como eu aprendi, que todos tenham se emocionado com os muitos depoimentos que lemos.
Desejo que a leitura nos leve ao seu mundo mágico, e a escrita seja receptora das histórias que ainda escreveremos no livro da vida!
Obrigada professora-tutora Alessandra pela paciência e por compartilhar de forma tão simples, porém generosa seu conhecimento.
Obrigada colegas por também terem compartilhado suas experiências, e pela caminhada que fizemos juntos.
Cristiane de Oliveira



Relato da professora Dirlene Taricio

Quando me propus a fazer o curso sabia das dificuldades que encontraria em relação ao tempo e ao tema, mas era mais um desafio a enfrentar.
Minha formação inicial foi na área de exatas. Sempre tive muita dificuldade em relação à Língua Portuguesa. Compreendi que esta dificuldade resultou de um modelo de ensino pelo qual passei, que para a época estava dentro do contexto ideal de sociedade pré-estabelecida pelos dominantes e reproduzida nos bancos escolares. Este curso me ajudou a entender as lacunas que ficaram na minha escolarização inicial.
Para a minha prática, percebi as possibilidades de intervenções, orientações e contribuições que, na ação supervisora de formação continuada, poderia ser proporcionada aos gestores escolares que acompanho. Já obtive alguns resultados positivos. Nas ATPCs, sugeri o registro das reuniões através de um diário de bordo e a socialização do mesmo. Deu resultado, e a partir dos registros compartilhados as discussões sobre a prática docente ficaram mais produtivas.
A construção textual para o ambiente virtual, se assim posso dizer, foi uma experiência enriquecedora. A ferramenta para a  construção do blog foi penosa. Agradeço a colega Cristiane que tomou a frente e nos ajudou nesta construção. Constatei que as habilidades que temos ao usar as multimídias precisam sempre ser exercitadas. Uns têm mais, outros menos habilidades  e precisamos respeitar os limites e o tempo de cada um. Não é assim que avaliamos nossos alunos? Este curso é mais uma etapa na formação continuada de cada um.
A construção do “Mundo Mágico das Palavras” foi muito boa. Não deveríamos deixá-lo apenas como uma etapa do curso, mas dar continuidade, compartilhando nossas experiências e como este curso nos ajudou em nossas ações pedagógicas.
Chegamos ao fim. Creio que apenas o fim de uma etapa, pois com o que li nos fóruns tenho certeza que nos encontraremos nos próximo módulos. Aprendizes sempre.
Dirlene Taricio

Relato da professora Karina Antunes

Sempre gostei de ler e escrever, embora o primeiro tenha ficado um pouco para trás, mas só um pouco, pois trabalhar, cuidar de casa, filha, e ainda arrumar um tempo pra estudar não está fácil. Já é sabido de todos que eu quase não tive tempo para realizar este curso, estou em processo de finalização de mais uma pós, e essa foi bem puxada, mas graças a Deus estou no fim, e dentro da área que eu realmente quero seguir, o ensino de língua estrangeira atrelado ao uso de tecnologias.

Quanto ao Leitura e Escrita em Contexto Digital, me ajudou bastante, principalmente porque pude utilizar de algumas referências bibliográficas para meu trabalho de conclusão de curso, além, é claro, da possibilidade de conhecer novos colegas de trabalho e o que cada um tinha para compartilhar de suas experiências.

Atritos todos temos, somos seres imperfeitos numa eterna luta em busca da perfeição e do bom convívio social. Mas o principal nós mantivemos, o respeito.

Confesso que sou um pouco difícil de se lidar, mas tenho a humildade de pedir desculpas se em algum momento eu proferi algo que não deveria.

Quanto ao blog, realmente o trabalho foi bem feito, principalmente, devido ao fato da Cristiane nunca ter tido experiências na elaboração, enfim, o mérito é dela e tiro meu chapéu e, portanto, não devemos exclui-lo.

Bem, é isso!


Karina Antunes
 
Relato do professor Marcelo Ferrari
 

Quando decidi fazer este curso "Práticas de Leitura e Escrita em contexto digital" sabia que teria muitas dificuldades, pois sou formado em matemática e é claro, em relação ao tempo também. Sei que a leitura e escrita são importantes e de competências de todas as áreas de conhecimentos. Os temas abordados neste curso me ajudaram muito na compreensão da estrutura de um texto.
Em relação ao blog, não tive uma participação efetiva, apenas publiquei um artigo e escrevi sobre meu perfil, mas acho que ficou muito bom. Parabéns para a professora Cristiane que foi quem realmente construiu este blog.
De modo geral, este curso veio a acrescentar em meu aprendizado e de meus alunos.
 
Marcelo Ferrari









Nenhum comentário:

Postar um comentário