quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O meu mundo mágico das palavras! - Cristiane de Oliveira

Das recordações que me vêm à cabeça enquanto criança são de momentos em que eu rabiscava algo num caderno com um entusiasmo peculiar de uma menina de 04 anos.
Recordo-me de estar rodeada por livros, cadernos, poesias escritas pela minha tia Gilda, que me iniciou neste mundo repleto de magia. Não me recordo quando comecei  de fato a escrever, mas sei que desde este dia não parei mais.
Quando eu estudava na sexta série, tive uma professora de Português chamada Elizabeth e toda sexta-feira era dia de redação, dia este que eu esperava ansiosamente, pois era quando eu desabafava, conversava comigo mesma, viajava através do lápis e papel.
Sempre valorizei as palavras ditas e escritas, elas têm força, por isso, devem ser valorizadas. Através delas, posso construir ou destruir qualquer coisa.
"Adoro ler, e leio qualquer coisa que chegue às minhas mãos, de bula de remédio a dicionário, é uma mania. Mesmo na infância, não brincava de boneca nem de casinha, mas devorava revistas em quadrinhos e livros. Só queria ficar no quarto lendo, lendo, lendo." Danuza Leão
O livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter este nosso mundo, considera a doutora em Filosofia Marilena Chauí:

"Eu costumo falar no esplendor do livro porque ele abre para mundos novos, ideias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade. Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro."
Fonte: depoimento feito ao site da Livraria Cultura em 2004

"Todos os dias eu sento e escrevo, mas nunca com o mesmo número de horas. Muita coisa eu jogo fora, pois acho que a cesta de lixo é a grande amiga do escritor." Moacir Scliar

Fonte: Correio Braziliense, 31/08/1996/D.A. Press



Identifiquei-me com os depoimentos da Danuza Leão, o da Marilena Chauí e o do Moacir Scliar, se eu pudesse reescrevê-los tendo como base a minha vida perante à escrita e à leitura eu diria que o mundo das palavras me encanta, amo leitura e leio tudo aquilo que acredito que me trará conhecimento e leio o que acho que não trará também, vai que eu esteja enganada...
Quando leio me transporto para um lugar onde o rei é o silêncio, mesmo que de fato eu esteja num lugar barulhento;
Quando leio, toma conta de mim uma sensação boa, de calmaria, a respiração flui tranquilamente e só ouço o passar dos dedos sobre a folha;
Quando leio a inspiração me incendeia e é como se o autor se perdesse em mim e passássemos a ser um só;
Toda esta inspiração que a leitura me traz, retribuo escrevendo, leio um mundo e o transformo em outro mundo.
Cristiane de Oliveira








Nenhum comentário:

Postar um comentário