sábado, 20 de outubro de 2012

Se leio, estou fora da gaiola

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

Lendo este trecho do texto "Gaiolas e Asas", do maravilhoso Rubem Alves, refleti. Se compararmos as gaiolas com as pessoas que não têm o hábito de ler, podemos refletir e nos questionar. Se a leitura nos traz conhecimentos e nos leva a conhecer diferentes culturas, se nos faz viajar, sonhar, rir, chorar, se faz com que sejamos críticos, e aquele que ainda não conhece o mundo mágico da leitura? Está preso dentro de uma gaiola?

Se leio tenho asas para voar e quero voar para um mundo em que eu possa ser a protagonista da minha história, criando e recriando.

Por isso, devemos encorajar o nosso aluno a ler e cada vez mais, para que o voo dele seja pleno e sem limite.







Nenhum comentário:

Postar um comentário